Internacionalização

Embora o MP-FMC tenha como foco principal atender às demandas regionais e nacionais, reconhecemos a importância da internacionalização para o fortalecimento acadêmico e profissional do curso. Alinhados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e à perspectiva de um futuro programa de doutorado, temos ampliado nossas ações nesse âmbito.

Nos últimos anos, docentes do MP-FMC participaram ativamente de iniciativas internacionais, como visitas técnicas, estágios pós-doutorais, colaborações científicas e participação em eventos acadêmicos no exterior. Destacam-se a atuação das professoras Helena Cimarosti (Universidade do Porto, Universidad de Buenos Aires), Camila Marchioni (State University of New York), e dos professores Alfeu Zanotto-Filho (University of Texas) e Leandro José Bertoglio (Maastricht University, Holanda).

Atualmente, cerca de 60% do corpo docente mantém colaborações com instituições estrangeiras, como University of Turin, William Harvey Research Institute, Queen Mary University of London, Charité-Universitätsmedizin Berlin, University of South Carolina, Université Paul Sabatier, entre outras. Aproximadamente 40% da produção bibliográfica do programa é fruto dessas parcerias internacionais.

Além disso, o MP-FMC participa de redes e projetos de cooperação internacional, como a REDLANN-Urumex e o projeto trinacional Brasil-Uruguai-Argentina (CABBIO-CNPq). Docentes também atuam como editores e revisores de periódicos e agências internacionais de fomento, reforçando a inserção global do programa e contribuindo para a excelência na formação de profissionais em farmacologia.